Retrospectiva 2017: Aquisição de seminovos nos sistemas

Continuando a nossa retrospectiva, hoje iremos abordar as aquisições feitas pelas empresas de ônibus seminovos, confira conosco abaixo.
Iniciando pelo sistema urbano, a empresa Ratrans colocou para operar 04 dos 05 Torino G6 da fabricante Marcopolo, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1722M em 2017, os veículos possuem os prefixos 100.510, 100.516, 100.608 e 100.810.
Já a empresa Rei de França realizou a aquisição de 07 unidades do modelo Svelto 2012 da fabricante Comil, montados sobre chassis Volkswagen 17-230 OD Euro 5, sendo esses os primeiros Comil fixos da empresa, já que antes, a Solemar já realizou testes com um modelo mais antigo da Comil, os ônibus receberam os prefixos 200.020 ao 200.026.
A empresa Patrol realizou a aquisição de 09 veículos seminovos esse ano, sendo eles 07 unidades do modelo Apache Vip II da fabricante Caio Induscar, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1722M onde receberam os prefixos 300.115, 300.125, 300.126, 300.129 ao 300.132.
Além de 02 unidades do modelo Torino G6 da fabricante Marcopolo, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1722M, recebendo os prefixos 300.127 e 300.128.
A Autoviária Matos realizou a aquisição de 04 seminovos, sendo 03 do modelo Mega Plus da fabricante Neobus, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1519 BlueTec 5 com os prefixos 300.601, 300.607 e 300.619 e 01 unidade do modelo Torino G6 da fabricante Marcopolo, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5 com o prefixo 300.602, sendo esses seus primeiros Neobus e o segundo Marcopolo da empresa.
A Viação Aroeiras adquiriu duas unidades do modelo Torino G6 da fabricante Marcopolo, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5, os ônibus receberam os prefixos 300.835 e 300.838, sendo a Marcopolo sua maior opção para a aquisição de seminovos.
Entrando no sistema semiurbano a Viação Aroeiras adquiriu 02 unidades do modelo Torino G6 da fabricante Marcopolo, sendo um montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1722M e prefixo 15-503 e um montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5 e prefixo 15-507, onde esse último é o primeiro veículo da empresa com ar condicionado no sistema semiurbano.
A União adquiriu uma unidade do modelo Spectrum City da fabricante Neobus, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1418, o veículo recebeu o prefixo 19-601.
A Viação Pericumã adquiriu duas unidades do modelo Mega 2006 da fabricante Neobus, sendo uma unidade montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1418 e prefixo 24-017 e uma unidade montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5 e prefixo 24-003.
A Rio Claro adquiriu esse ano uma unidade do modelo Apache STD montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1722M onde recebeu o prefixo 62-023, mas, foi um veículo que não durou muito na empresa e logo foi devolvido, além desse, a empresa também adquiriu uma unidade do modelo Apache Vip I montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1418, onde recebeu o prefixo 62-020, ambos são da fabricante Caio Induscar.
A Viação Abreu nesse ano adquiriu 07 ônibus seminovos, sendo 05 unidades do modelo Torino G6 da fabricante Marcopolo, onde receberam os prefixos 63-003, 63-006, 63-008, 63-010 e 63-036, além de duas unidades do modelo Mega Plus da fabricante Neobus, sendo esses equipados com ar condicionado, receberam os prefixos 63-012 e 63-019, ambos montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5.
E a empresa TransPremium adquiriu 09 unidades, sendo:

02 unidades do modelo Torino G6 da fabricante Marcopolo, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418 e prefixos 81-252 e 81-261.
02 unidades do modelo Mega 2006 da fabricante Neobus, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418 e prefixos 81-258 e 81-267.
03 unidades do modelo Torino G7 da fabricante Marcopolo, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1519 BlueTec 5 e prefixos 81-273 ao 81-275.
02 unidades do modelo Apache Vip III da fabricante Caio Induscar, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1519 BlueTec 5, sendo esses os primeiros Vip III da Grande Ilha a operar no sistema e da empresa, receberam os prefixos 81-251 e 81-288.
Fazendo um pequeno balanço, houve a aquisição de 49 ônibus seminovos, comparado com 61 ônibus novos em todo o sistema, tendo participação da Marcopolo com 21 ônibus, Caio Induscar com 11, Neobus com 10 e Comil com 07 ônibus, é visível a preferência da Marcopolo nas aquisições, além de um pequeno crescimento com a Neobus.
A aquisição de veículos novos vem com o objetivo de diminuir a idade média de uma empresa e trazer uma melhora significativa em sua frota, tirando veículos mais antigos de operação, no urbano é permitido para manter o equilíbrio e a frota dentro da idade, já no sistema semiurbano, como ainda não houve a licitação, as empresas preferem adquirir mais seminovos pois não há garantia de como possa estar configurado o edital.

Fonte: SportbuS Maranhão

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6 Comentários

  1. Mesmo com a licitação no urbano a maioria das empresas do consórcio 3 (upaon-Açu), são as q mais trouxeram veículos seminovos e inclusive é ridículo da parte dessa empresa q trouxe os apaches vip II com a pintura de 2 tons de azul e só passou essa barra cinza e botou pra rodar... Isso é uma loucura, se tem padrão definido pra layout de ônibus sem o ar, pra que discumprem?... Quanto ao semi urbano, os veículos semi novos são bem mais cuidados q os inseridos no urbano e tão de parabéns as empresas q deram melhoria ao SU colocando ônibus com ar msm isso não sendo obrigatório!!

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  2. Boa noite, com relação a essa pintura cinza na lateral dos ônibus, hoje pela manhã na cohab passou um da empresa Viação Pelé com a tonalidade do cinza mais escuro ficando fora do padrão dos outros.

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    1. Tinha que ser a pior empresa do consórcio ela é realmente toda despadronizada!uma verdadeira bagunça

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    2. Eu vi, é a pintura de apache Vip IV não é? Se for é vdd fora do padrão e é uma empresa toda desorganizada

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  3. Verdade. E o Cid olimpica.

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