Três anos de articulados na Grande Ilha

No dia 22 de Dezembro de 2014, em uma segunda-feira e após 3 décadas, articulados voltavam a circular na capital maranhense, a empresa responsável foi a Viação Primor que trouxe de Minas Gerais 04 unidades do modelo Millennium II da fabricante Caio Induscar, montados sobre chassis Mercedes-Benz O-500MA.
Em primeira instância, 02 veículos operaram nas linhas A050 Cohama / Calhau e C051 Terminal Cohama / São Cristóvão via Rodoviária em caráter de testes e meses depois, foram repassados para a Maranhense além de receber mais duas unidades, onde ganharam os prefixos 39-125, 39-126, 39-511 e 39-514 e foram operar na linha T978 Raposa / São Francisco e A996 Ribamar / Term. Cohab.
Esse foi só o começo para uma nova era que chegava na capital, mesmo a cidade não tendo uma estrutura adequada para a operação de veículos articulados, foi exigido no edital de licitação do transporte urbano no mínimo 20 ônibus do tipo e cada Consórcio ficou responsável por trazer no mínimo 05 ônibus.
Pelo Consórcio Central foram adquiridos 03 Millennium IV da fabricante Caio Induscar através da Taguatur e na Ratrans foram 02 unidades do modelo Torino G7 Express da fabricante Marcopolo, ambos montados sobre chassis Mercedes-Benz O-500MA BlueTec 5.
Já no Consórcio Via SL, a Rei de França adquiriu 06 unidades do modelo Torino G7 Express da fabricante Marcopolo, montados sobre chassis Mercedes-Benz O-500MA BlueTec 5.
Pela Viação Primor houve a aquisição de 05 unidades do modelo Millennium IV da fabricante Caio Induscar, montados sobre chassis Mercedes-Benz O-500MA BlueTec 5.
O Consórcio Upaon-Açú já houve uma grande variedade de modelos do tipo articulado, são eles:

Patrol com uma unidade do modelo Mega BRT da fabricante Neobus, montado sobre chassi Volkswagen 26-330OTA.
Viper com uma unidade do modelo Viale BRT da fabricante Marcopolo, montado sobre chassi Volvo B340M Euro 5.
Viação Aroeiras com uma unidade do modelo Millennium IV da fabricante Caio Induscar, montado sobre chassi Mercedes-Benz O-500MA BlueTec 5.
Viação Planeta e Autoviária Matos, cada uma possui uma 01 unidade do modelo Torino G7 Express da fabricante Marcopolo, montado sobre chassi Volvo B340M Euro 5.
Além disso, antes do processo licitatório, veio também um articulado de teste da Scania, onde operou pela empresa São Benedito com o prefixo 68-082 nas linhas T403 Calhau / Barramar e 090 Terminais via BR-135, trata-se de um Doppio da fabricante Comil, montado sobre chassi Scania K310IA 6x2.
Fonte: SportbuS Maranhão

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5 Comentários

  1. Esse comil doppio já foi adquirido por uma empresa de Macapá AP

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  2. Também já teve um VIP III SCANIA tbm em testes na nossa ilha,VOCÊS poderiam fazer uma reportagem falando sobre ele ?

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    1. Já fizemos uma matéria sobre ele, você pode está procurando a tag "Veículos em teste" e lá irá encontrar a matéria "Único Vip III a operar em São Luís".

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  3. Vdd esses ônibus eram raros de observar em são luis, vale lembrar q esses da maranhense operaram na linha cohatrac/rodoviária e Raposa/Araçagy se não me engano, adorei a matéria

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  4. A São Benedito foi uma piada testando um articulado de quase R$ 1 milhão, logo ela que conta com carros obsoletos de quase 25 anos. Em poucas palavras, a S.B. que não investia em carros novos, e básicos, iria comprar um articulado 0 km? Mas nunca mesmo.

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